Blog

Passo a passo para o seu Casamento Civil

Passo 1 – Defina o Regime de bens

Antes da celebração do casamento civil, os noivos precisam definir como seus bens serão administrados legalmente. Os tipos de regime são:

a) Comunhão parcial de bens: quando todos os bens adquiridos após o casamento serão comuns ao casal.

b) Comunhão universal de bens: todos os bens atuais de cada um e os depois do casamento serão comuns ao casal. Se esse regime for o definido pelo casal, será necessário ir a um Tabelionato de Notas previamente para fazer uma escritura.

c) Separação total de bens: cada um permanece com seus próprios bens antes e depois do casamento, como propriedade individual. Nesse regime também será preciso ir ao Tabelionato de Notas.

d) Participação final dos aquestos: É como a Separação total de bens, porém, caso haja divórcio, os bens adquiridos durante o casamento serão divididos na partilha de bens.

Passo 2 – Primeira ida ao cartório

Para iniciar o processo do casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório mais perto da residência de um deles, no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para pedir a habilitação do casamento, na qual o cartório verificará se ambos estão livres para casar.

Documentos necessários para os noivos:

– Certidão de nascimento atualizada;
– Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH);
– Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.

Depois disso, a cerimônia do casamento civil poderá ser marcada e realizada.

Nessa primeira ida ao cartório, os noivos serão orientados sobre quando voltar com os padrinhos e outros documentos necessários.

Passo 3 – Defina o tipo de casamento civil

Independentemente do tipo definido, os noivos precisarão estar presentes juntamente com dois ou mais padrinhos.

As possibilidades para realizar o casamento civil são:

a) Casamento no cartório: celebrado no próprio cartório, pelo juiz e o escrevente.

b) Casamento religioso com efeito civil: celebrado por uma autoridade religiosa, escolhida pelo casal, dentro da própria cerimônia.

Os noivos devem comparecer no cartório junto com as duas testemunhas, com os documentos e um requerimento da igreja falando que o casamento será com efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante. Então, o cartório emitirá a Certidão de Habilitação que os noivos devem levar ao celebrante antes do casamento, para que ele faça o Termo de Religioso com Efeito Civil. Depois do casamento, os noivos precisam levar em até 90 dias esse último documento no cartório para registrar o casamento.
Nesse caso os noivos podem também casar primeiro no religioso e depois registrar no civil.

c) Casamento em diligência: quando o juiz de paz e um escrevente realizam o casamento civil no dia e local escolhidos pelos noivos para a celebração.

d) Conservação de união estável em casamento: processo feito quando já existe uma relação de convivência entre duas pessoas com o objetivo de constituir família. É feito no cartório, mas não tem a celebração, porque não precisa de um juiz de paz para fazer esse processo.

O valor depende do tipo de casamento civil que os noivos vão escolher, mas a maioria tem valor aproximado de R$ 400,00.

Gostaram das informações? Nós da Eternize estamos sempre atentos a tudo que possa auxiliar você no planejamento do seu casamento.
Este post é baseado nas informações do blog Lápis de Noiva.
Texto detalhado disponível neste link

Anúncios

6 dicas para as mães dos noivos

Ser mãe é um constante aprendizado. Isso porque desde a descoberta da gravidez, ou do início de uma adoção, começa também o processo de aprender a ser mãe. Depois de aprender a cuidar, alimentar e se doar inteiramente, vêm os primeiros passos, as primeiras palavras, os primeiros tombos, em que a mãe aprende a ser forte, para transmitir coragem ao filho ou filha.

Quando se inicia a vida escolar, a mãe aprende que nem tudo está sob seu controle e que o seu filho é também do mundo que ele começa a explorar. Na sequência vêm faculdade, viagens, amizades, namoros, trabalhos e uma infinidade de compromissos.

Assim, chega a vida adulta e, então, o filho ou a filha decide se casar com alguém. O que esta fase tem a ensinar para as mães?

Separamos algumas dicas para vocês, mães dos noivos:

1. Acompanhe os preparativos

Esteja pronta para auxiliar na escolha do vestido da noiva ou no traje do noivo, nas escolhas de cardápio, docinhos, etc.

marriage-2191148.jpg

2. Conte sobre as suas experiências e transmita segurança

Você já passou por desafios e experiências que podem ajudar os noivos a ficarem mais tranquilos durante os preparativos do casamento.

wedding-1625593.jpg

3. Respeite as decisões e gostos dos noivos

Apesar de ser experiente, você deve deixar eles decidirem algumas coisas sozinhos, já que a prioridade é a realização do sonho deles no dia especial.

bridal-636018

4. Ajude na confecção dos objetos e lembrancinhas

Na hora de colocar a mão na massa para confeccionar lembrancinhas ou objetos decorativos feitos pela família, você precisa estar pronta, mesmo que não tenha muitas habilidades manuais. Seu apoio nas coisas simples também é fundamental!

girl-791240

5. Resolva imprevistos

Quando o dia do casamento chegar, alguns detalhes podem não sair conforme o planejado. Nessa hora, esteja atenta para resolver imprevistos antes que os noivos percebam e se preocupem sem necessidade.

wedding-322034

6. Aproveite ao máximo a festa

Por fim, o mais importante é que você curta cada segundo da festa, com a certeza de que ajudou a eternizar um sonho daquela pessoa que você viu crescer.

fim

Quer receber mais dicas para facilitar a organização do seu evento? Clique aqui e cadastre seu e-mail.

Eternize Assessoria em Eventos